Home » Causas e Sintomas » O que causa a disfunção erétil em jovens
disfunção erétil em jovens

O que causa a disfunção erétil em jovens

disfunção erétil em jovens

A disfunção erétil em jovens, apesar de não ser tão comum como a disfunção erétil em homens com mais idade, é também um problema real e que aflige muitos homens ainda jovens.
As suas causas são um pouco diferentes da disfunção erétil mais habitual, mas existem algumas em comum.
Veja quais as causas da disfunção erétil em jovens.

Causas psicológicas

As causas psicológicas são as que mais influenciam a disfunção erétil em jovens. Apesar da impotência masculina se manifestar também por causa físicas, nos homens jovens são as causas psicológicas que têm um maior papel.

  • Ansiedade nas primeiras relações – Homens jovens que ainda não tiveram, ou tiveram poucas experiências sexuais, podem ficar demasiado ansiosos relativamente ao seu desempenho. Este nervosismo pode causar a disfunção na altura do ato sexual.
  • Problemas profissionais ou financeiros – Por vezes outros problemas podem ser os responsáveis pela ansiedade. Se estes forem graves o suficiente para deixar o jovem stressado e constantemente preocupado, podem levar à disfunção erétil em jovens.
  • Depressão – Em casos mais graves, a depressão pode mesmo ser a causadora da disfunção erétil. A medicação associada à sua cura normalmente também pode reduzir o desejo sexual e assim dificultar a erecção.

Causas químicas

É frequente nos jovens existir alguma utilização indevida de químicos ou o abuso de substâncias alcoólicas. Este consumo excessivo pode danificar os vasos sanguíneos do corpo, onde se incluem os responsáveis por fornecer o sangue ao pénis. Desta forma a sensibilidade fica também reduzida dificultando a obtenção de uma erecção.
Esta dificuldade pode ser passageira se o jovem estiver sobre o efeito de álcool ou drogas, mas também poderá ocorrer mesmo quando não existe álcool ou drogas no seu organismo, mas já existiu uma danificação dos vasos sanguíneos devido ao seu consumo excessivo. O uso de determinada medicação prescrita também pode provocar disfunção erétil.

Causas físicas

As causas físicas são as que têm menos influência na disfunção erétil em jovens, mas também podem ocorrer. Doenças cardíacas, diabetes de tipo 2 ou hipertensão não são comuns em homens jovens, mas podem acontecer. Nestes casos, poderão ser as responsáveis pela disfunção erétil.
Jovens obesos e sedentários podem desenvolver problemas cardíacos que vão impossibilitar uma erecção.

Como curar a disfunção erétil em jovens

Nos homens jovens as consequências poderão não ser permanentes, mas é necessário existir um acompanhamento médico especializado assim que surgirem os primeiros sintomas.
No caso da disfunção erétil ser causada por fatores físicos, o jovem deve consultar o seu médico que poderá ajudá-lo a ultrapassar a situação.
Já as causas químicas provém apenas da vontade do jovem, excepto quando os químicos são medicação devidamente prescrita, em corrigir os seus hábitos e eliminar os excessos. É possível reverter os danos causados, salvo em raras exceções, e recuperar a possibilidade de atingir uma erecção.
Se as causas da disfunção erétil forem psicológicas esta situação ficará resolvida assim que o jovem conseguir ultrapassar o seu estado de angústia. Casos mais graves como a depressão devem ser acompanhados por um médico especializado, enquanto que o stress comum do dia-a-dia ou causado por situações pontuais, poderá ser ultrapassado a seu tempo.

Verifique também

O que fazer quando o desejo sexual desaparece?

O que fazer quando o desejo sexual desaparece?

O desaparecimento do desejo sexual é um problema experienciado por um elevado número de Homens …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.