Home » Impotência Masculina » 10 curiosidades sobre a disfunção eréctil
curiosidades sobre a disfunção eréctil

10 curiosidades sobre a disfunção eréctil

A disfunção eréctil representa um problema bastante complexo, de difícil de diagnóstico e tratamento, que pode afectar Homens nas mais diferentes fases das suas vidas. Ainda que o problema seja reversível, quando não diagnosticado atempadamente pode agravar-se e dar origem à impotência sexual permanente.

Apesar da abundância de informação existente nos dias de hoje, existem ainda muitas noções erróneas relativamente à natureza e consequências desta disfunção. De modo a promover o conhecimento em torno deste problema, de seguida enumeraremos 10 curiosidades que irão ajudá-lo a compreender melhor o que é a disfunção eréctil.

Curiosidades úteis sobre a disfunção eréctil

– A disfunção eréctil caracteriza-se como a incapacidade persistente de manter uma erecção que permita levar a cabo normalmente a actividade sexual.

– As causas da disfunção eréctil podem estar associadas, quer a distúrbios psicológicos, quer a distúrbios físicos, havendo, também, situações em que ambos contribuem em conjunto para o desenvolvimento do problema.

– De acordo com diversos estudos realizados ao longo dos últimos anos, estima-se que entre 46% e 52% da população masculina com idades compreendidas entre os 40 e os 76 anos sofra de disfunção eréctil.

– Alguns urologistas estimam que cerca de 70% dos casos de disfunção eréctil tenha origens psicológicas e não orgânicas. Nestes casos, as camadas mais afectadas são as mais jovens. Cerca de 95% dos casos de disfunção eréctil que envolvem Homens na casa dos 20 anos têm origem em distúrbios psicológicos e são totalmente revertíveis com a terapia e medicação adequados.

– Doenças crónicas como as doenças cardíacas e a diabetes estão intimamente associadas a problemas de ordem sexual como a disfunção eréctil. Os problemas que interferem com a qualidade da circulação sanguínea são aqueles que mais contribuem para prejudicar a obtenção de uma boa erecção.

– O tabagismo pode exercer um efeito extremamente nocivo na vida sexual de um Homem, originando, muitas vezes, disfunção eréctil entre os fumadores mais extremos. Fumadores passivos podem, também, ser afectados por esta complicação caso passem muitas horas em contacto com o fumo de tabaco.

– Diversos fármacos têm vindo a ser classificados como potenciais causadores de disfunção eréctil, entre eles os medicamentos para o controlo da hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e até antidepressivos.

– Ao todo, estima-se que 10% da população total masculina sofra de disfunção eréctil, com a maior parte dos casos a verificarem-se entre Homens acima dos 50 anos de idade. A partir desta faixa etária, mais de 50% dos Homens apresenta problemas em manter uma erecção constante e levar a cabo normalmente o acto sexual.

– O ciclismo pode originar disfunção sexual, uma vez que representa uma actividade que potencia a compressão dos nervos e vasos perineais. Este problema tende a revelar-se recorrente entre pessoas que andem de bicicleta durante largos períodos de tempo.

– O stress é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de disfunção eréctil nos Homens. Estes casos ocorrem, geralmente, como consequência da acumulação excessiva dos níveis de stress, que podem ter origem em preocupações relacionadas com o trabalho, com a família, entre outros. Este distúrbio psicológico é a causa principal da impotência entre Homens com idades abaixo dos 40 anos.

Verifique também

exercício físico

Combater a Impotência Sexual através de exercício físico

Os imensos benefícios do exercício físico não constituem novidade nenhuma para ninguém, sendo que há …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *