Home » Causas e Sintomas » Finasterida pode causar impotência masculina?
Finasterida pode causar impotência masculina

Finasterida pode causar impotência masculina?

Finasterida pode causar impotência masculina?

A finasterida é um medicamento utilizado para combater a calvície ou em quantidades mais elevados, o cancro da próstata.

Muitos homens relacionam o uso de finasterida com a impotência masculina, mas será que há motivos para isso?

O que é finasterida

A finasterida é um medicamento antiandrógeno que é inibidor da 5-alfarredutase. Esta enzima converte a testosterona em di-hidrotestosterona.

É utilizado em doses baixas para tratamento de doenças menos graves, como a calvície, e em doses mais elevadas para o tratamento de doenças mais complexas, como o cancro da próstata ou hiperplasia prostática benigna.

Este medicamento é recomendado pelos médicos, mas têm surgido ligações com a impotência sexual masculina.

Também é conhecida por:

  • Proscar
  • Finalop
  • Finara
  • Prosteride
  • Propecia
  • Fincar
  • Finpecia
  • Finax
  • Finast

Efeitos secundários da finasterida

Este medicamento não é habitualmente recomendado para mulheres, principalmente as mulheres grávidas ou que pretendam engravidar brevemente, mas também tem alguns efeitos adversos nos homens.

Os efeitos secundários mais comuns durante o uso do medicamento são:

  • Impotência – 1 a 18,5% dos homens
  • Ejaculação anormal – 7,2%
  • Alteração nas funções sexuais – 2,5%
  • Diminuição do volume de esperma – 0,9 a 2.8%
  • Aumento anormal das mamas em homens – 2.2%
  • Depressão

Apesar destes efeitos secundários serem conhecidos e aceites pelo fabricante do medicamento, a grande controvérsia reside no facto de alguns utentes indicarem que estes efeitos se mantêm mesmo após cessar a utilização do medicamento.

Vários estudos foram realizados e alguns países já obrigaram o fabricante a alterar a bula de forma a indicar que alguns efeitos, entre eles a dificuldade em conseguir uma ereção, podem manter-se por tempo indeterminado.

 Experiências de homens

Existem diversos relatos de homens que utilizaram o medicamento e notaram dificuldades em obter uma ereção mesmo após cessarem o uso do mesmo. Uma vez que estas alegações ainda não estão provadas, pelo menos de forma global, este medicamento continua a ser recomendada para o tratamento de calvície e cancro da próstata.

Alguns utilizadores alegam que viram a sua libido reduzida, que ficaram incapazes de atingir uma ereção ou que esta não se mantém durante o tempo habitual. Existem até utilizadores que dizem que preferiam ter ficado carecas dado as consequências.

A finasterida causa impotência sexual?

Infelizmente ainda existe muita discórdia sobre este assunto.

O fabricante deste medicamente realizou testes a quase 2000 homens, em que metade tomava o medicamento original e a outra metade um placebo. Os resultados foram surpreendentes, pois mesmo os homens que apenas tomavam o placebo indicaram ter sintomas de impotência sexual. Portanto, com base neste estudo, podemos concluir que o medicamento não causa impotência após a cessação do medicamento.

No entanto, existem outros estudos e preocupações de médicos que parecem indicar que o medicamente de facto dificulta a obtenção de uma ereção.

Ao questionar utilizadores do medicamento obtemos respostas diferentes. Enquanto a maioria indica não ter notado qualquer alteração na libido ou na capacidade de alcançar uma ereção, outra parte refere que manteve os efeitos secundários mesmo após cessar a utilização do medicamento.

Relembramos também que as percentagens dos efeitos secundárias são pequenas, portanto nem todos os homens estarão sujeitos às mesmas.

Em todo o caso, deve sempre aconselhar-se com o seu médico e referir esta questão.

 

Verifique também

O que fazer quando o desejo sexual desaparece?

O que fazer quando o desejo sexual desaparece?

O desaparecimento do desejo sexual é um problema experienciado por um elevado número de Homens …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.