Home » Impotência Feminina » Impotência feminina – Quais são as causas
Impotência feminina

Impotência feminina – Quais são as causas

Impotência feminina

A impotência feminina ou disfunção sexual afeta cerca de 50% da população feminina portuguesa e pode trazer desconforto à própria mulher e ao casal.

Fique a saber o que é a impotência feminina e quais as causas.

O que é a impotência feminina

A impotência sexual feminina traduz-se, de forma resumida, por falta de prazer com o ato sexual, falta de desejo, falta de lubrificação ou incapacidade de atingir o orgasmo.

Ao contrário da impotência masculina, a disfunção feminina não é visível exteriormente, pois prende-se com os sentimentos e sensações da mulher.

O corpo feminino é composto por diversos pontos de prazer e para que uma relação sexual seja satisfatória é necessário estimular a maioria desses pontos. Quando a mulher não reage aos estímulos, pode indicar-se que se trata de uma disfunção sexual feminina.

Quais as causas

Durante muito tempo acreditou-se que as causas para a impotência feminina se deviam apenas a fatores psicológicos, como cansaço e stress. Atualmente já se conhecem causas físicas que impossibilitam a mulher de conseguir prazer numa relação sexual e contribuem para a redução do desejo.

Causas psicológicas e sociais

As causas psicológicas e sociais continuam a ser as grandes responsáveis pela impotência feminina. Como as mulheres têm vários pontos de prazer, necessitam de se entregar totalmente numa relação sexual, o que não será possível se não estiverem totalmente psicologicamente saudáveis.

  • Tabaco – O consumo de tabaco pode afetar a capacidade de lubrificação.
  • Álcool – O consumo excessivo de álcool impede o bem-estar necessário para existir desejo.
  • Depressão – Mulheres que sofrem de depressão podem não ter vontade de ter prazer, pois outros problemas ocupam a sua mente.
  • Stress – Mulheres sob stress crónico não conseguem concentrar-se no ato sexual, diminuindo o desejo.
  • Cansaço – O cansaço impede que a mulher tenha vontade de ter relações sexuais.
  • Ansiedade da relação íntima – Uma mulher que esteja muito ansiosa com a relação íntima não irá conseguir relaxar e permitir ao seu corpo entregar-se na relação.
  • Inibição sexual – Vergonha ou inibição podem impedir que a mulher sinta prazer, pois não se conseguirá entregar ao momento.
  • Falta de confiança – A falta de confiança no parceiro impede que a mulher atinja o orgasmo, pois inconscientemente não irá querer uma situação de entrega total.

Causas físicas

Por vezes, a impotência sexual feminina também pode ser causada por causas físicas.

Este despiste deve sempre ser efetuado por um urologista.

  • Diabetes
  • Utilização de alguns medicamentos (como antidepressivos)
  • Hipotiroidismo
  • Incontinência
  • Infecções urinárias
  • Problemas neurológicos

Porque deve consultar um médico

As relações sexuais são uma parte importante de qualquer relacionamento e não devem ser descuradas. Sofrer de impotência feminina não só causa mal-estar à mulher, mas também ao homem que também deverá estar atento aos seus próprios sintomas. Este pode encarar a falta de desejo da mulher como uma incapacidade sua de provocar excitação. A longo prazo, este mal-estar pode causar danos numa relação, principalmente se a impotência não for conhecida e diagnosticada.

Deve consultar o seu médico que depois a encaminhará para um urologista ou terapeuta sexual, conforme a necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *