A impotência masculina, ou disfunção erétil, é um problema que afeta uma grande percentagem de homens, principalmente a partir de uma idade avançada. No entanto, a impotência sexual pode surgir antes se o homem não tiver alguns cuidados com a sua saúde.
A melhor defesa é prevenir, ou retardar, a impotência masculina.
Compreender as causas
Para conseguir prevenir a disfunção erétil é necessário primeiro compreender o que a causa. Estas causas podem derivar de fatores sociais, psicológicos ou físicos.
Dentro dos fatores sociais, o tabaco e consumo de álcool são os maiores culpados, adiantando a disfunção erétil e outros sintomas.
As condições psicológicas também têm um papel importante, sendo que um homem sujeito a muito stress ou deprimido dificilmente conseguirá ter uma vida sexual normal e ativa.
No campo físico, doenças como o colesterol elevado, diabetes e hipertensão podem diminuir a capacidade de ereção. Existem outras doenças, como esclerosa múltipla, que não podem ser facilmente prevenidas.
Se alguns fatores não estão sobre o controlo do homem, existem muitos outros que são possíveis de ser evitados e assim reduzir a hipótese de sofrer de impotência masculina numa idade jovem.
Aprender a prevenir a impotência masculina
Para prevenir a disfunção erétil, em vez de a tratar, necessita de alterar os seus hábitos de vida de forma a ter condições físicas e emocionais que não sejam propícias à impotência masculina.
Hábitos sociais
O consumo de tabaco reduz o fluxo sanguíneo na zona peniana o que impossibilita uma ereção normal e completa. Deixar de fumar ajuda não só a atrasar ou eliminar este problema, mas também é benéfico para a sua saúde em geral.
Já o álcool quando consumido em excesso provoca imediatamente uma breve impotência onde o homem não consegue manter uma ereção. Após o álcool sair do sistema o homem volta a ter todas as suas capacidades, no entanto, quando consumido frequentemente, o álcool tem efeitos a longo prazo.
Controlo emocional
O equilíbrio emocional é muito importante para evitar a impotência sexual. Um homem sobre altos níveis de stress, ansiedade ou preocupações pode não conseguir uma ereção. Também os indivíduos que sofrem de depressão têm tendência a sofrer de impotência, não só pela medicação, mas pelos efeitos que a depressão tem no sistema nervoso.
Neste caso deve tentar ter uma vida equilibrada e calma que lhe permita ter um bom equilíbrio emocional. Caso tenha algum problema psicológico que não consiga resolver, deve consultar um psicólogo para que este o ajude a recuperar o equilíbrio.
Adopte atividades relaxantes para a mente, como um hobbie ou passeios relaxantes.
Cuidar do corpo
Doenças como colesterol elevado e hipertensão também têm uma grande importância na impotência masculina e também podem, em parte, ser evitadas.
Deve manter um regime alimentar equilibrado, comendo com qualidade e não em quantidade. Alimentos menos benéficos, como fritos e carnes gordas devem ser evitados sempre que possível. O sal também não deve ser utilizado em excesso.
Realizar exercício físico com frequência mantém o corpo mais saudável e aumenta a circulação sanguínea, evitando dificuldades de irrigação da zona peniana.
A melhor prevenção é alterar os seus hábitos para ter uma vida mais saudável, tanto a nível físico como psicológico.